Além do bloco manifold apresentado na primeira parte desta reportagem, a Parker também disponibiliza outros componentes inovadores que ampliam a segurança dos equipamentos industriais.

Um bom exemplo da inovação contínua proposta pela empresa para válvulas de monitoramento dinâmico (aquelas que monitoram os equipamentos durante sua operação) é o Monitor Switch.

Com este acessório, as válvulas têm sua eficiência ampliada e vão além das determinações da NR12 anexo VIII, pois passam a atender as demandas apresentadas pela mesma norma no anexo IX (injetoras de plástico) e pela norma ISO 13849-2 (que define os procedimentos a serem seguidos para a validação das funções de segurança).

Diversas outras soluções Parker também contribuem para o sistema de segurança de prensas e equipamentos similares. Entre elas estão válvulas de cartucho, elementos monitorados, componentes de instrumentação eválvulas reguladoras.

Múltiplas vantagens

Capazes de suprir as necessidades de vários tipos de prensas, as tecnologias de segurança Parker superam aNR12 e o PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares), atendendo também às normas NBR 13930 (que trata sobre prensas mecânicas), NBR 13759(sobre equipamentos de parada de emergência), NBR 14009 (sobre princípios para apreciação de riscos) e NBR 14153 (sobre sistemas de comando relacionados à segurança).

No âmbito internacional, além da ISO 13849-2 outras duas normas europeias (EN692 e EN693) também estão cobertas pelos blocos de segurança e válvulas monitoradas fornecidos pela companhia.

Para mais informações sobre as tecnologias Parker voltadas para equipamentos industriais, ligue 0800 727 5374ou acesse a página da Parker Brasil.

Fonte – Parker.com