Na Expedição Oriente, tecnologia Parker vence estiagem no Pacífico

Um dos pontos altos da Expedição Oriente foi registrado durante a passagem pelas ilhas Yanaba e Gona Bara Bara, em Papua Nova Guiné, no Oceano  Pacífico.

Ao encontrar a população local enfrentando longa estiagem, tendo que buscar água a uma distância de oito horas dali, a tripulação resolveu usar o dessalinizador LT instalado no veleiro Kat para abastecer as ilhas. O equipamento produz 140 litros de água potável por hora a partir da água do mar.

“Ficamos uma semana ali e conseguimos encher todas as cisternas, para alegria de todos”, relembra satisfeito o capitão Vilfredo. Certamente os tripulantes do Kat se recordarão sempre desse gesto humanitário viabilizado pela tecnologia Parker.

Soluções customizadas para a volta ao mundo

Após dois anos e três meses de navegação ininterrupta ao redor do mundo, a família Schurmann retornou ao Brasil em dezembro de 2016, concluindo com sucesso a Expedição Oriente

Como líder global em soluções para movimento e controle do movimento, a Parker teve papel central no desempenho do veleiro Kat, embarcação utilizada pela família Schurmann na Expedição Oriente, tendo fornecido suporte técnico para o projeto e mais de 1.000 itens instalados a bordo. Confira abaixo um breve resumo dos equipamentos fornecidos pela Parker para a histórica expedição.

Sistema de força hidráulica – aciona e comanda catracas das velas, enrolador de genoa, içamento dos cabos, içamento do bote, içamento de carga, movimento da quilha, leme, guincho de âncora, bow thurster.

Sistemas de filtração de óleo e combustível – Protegem motores, geradores e outros equipamentos, eliminando água e contaminantes do diesel marítimo e do óleo hidráulico.

Válvulas, mangueiras e cone­xões – Conduzem e con­trolam fluidos nos sistemas diesel, hidráulico e de dessalinização, com vazamento zero e alta resistência à variação de temperaturas.

Sistema de refrigeração – Essencial na casa de máquinas, refrigera o óleo do sistema hidráulico automaticamente.

Dessalinizador LT – Produz 140 litros de água potável por hora.

Números da travessia

• 812 dias de navegação • 50.000 km percorridos • 5 continentes visitados • 4 oceanos atravessados • 50 etapas | 29 países • + de 1.000 itens Parker instalados no veleiro Kat