Criado para proporcionar aos fabricantes de máquinas total controle sobre os parâmetros que influenciam o funcionamento dos equipamentos industriais (vazão, pressão e velocidade, entre outros), o software de programação de válvulas ProPxD da Parker tem ajudado muitas empresas a ampliar a segurança e a confiabilidade destes equipamentos, elevando significativamente sua produtividade.

O programa, que é oferecido gratuitamente ao mercado pela Divisão Hidráulica da Parker, permite aos projetistas de máquinas ou engenheiros de produção definir parâmetros de controle e limites de operação de válvulas. Desta forma, é possível corrigir uma rampa considerada lenta para um determinado processo, além de diversos outros parâmetros de operação determinados por válvulas proporcionais.

Prático e simples de programar (necessário cabo com conectores RS-232 fêmea ou adaptador de RS-232 para USB), o software também permite elaborar diagnósticos altamente confiáveis, por meio dos quais os engenheiros podem estipular, entre outros fatores, o tempo ideal para a conclusão de um determinado processo.

“Com esta solução, os desenvolvedores são capazes de conferir mais eficiência aos equipamentos”, comenta Ricardo Rossini, gerente de Inovação da Parker. “O fabricante pode detectar os pontos a serem corrigidos para que se possa chegar ao máximo de produtividade”, explica.

Segurança para todos

Entre os vários benefícios proporcionados pelo software destaca-se a elevação da confiabilidade das máquinas. Com a definição de corretos parâmetros máximos e mínimos para o funcionamento adequado de cada tipo de máquina, os riscos de danos a componentes ou ferimentos de operadores são sensivelmente reduzidos.

“Com o ProPxD, os usuários de equipamentos industriais passam a trabalhar com muito mais segurança, pois os parâmetros pré-programados pelo fabricante ficam protegidos contra alterações acidentais ou propositais”, esclarece Rossini.

Ampla cobertura

Com interface amigável e de fácil utilização, o ProPxD está em sua sexta versão. Ele engloba todas as válvulas proporcionais Parker, desde direcionais até as de pressão, passando pelas redutoras, limitadoras, as que trabalham com cartelas amplificadoras e as que atuam com cartelas on board.

Reconhecida mundialmente por fornecer soluções completas, a Parker também oferece softwares para outras aplicações. A companhia disponibiliza programas para o controle de bombas, sistemas eletromecânicos e componentes voltados para a condução de fluidos.

Fonte – ParkerNews Foto – Divulgação Parker