Tendência mundial, as tecnologias que aliam a minimização dos impactos ambientais à rentabilidade econômica do maquinário industrial vêm se mostrando fundamentais para o desenvolvimento sustentável de companhias competitivas e responsáveis (veja primeira parte desta reportagem).

Atenta a tais necessidades e conhecida por fornecer soluções inovadoras para diferentes mercados, a Parker segue desenvolvendo alternativas tecnológicas que elevam a performance de máquinas e equipamentos, ampliando também suas características de sustentabilidade ambiental. Confira a seguir mais algumas destas soluções.

Inversor de Frequência AC30

Diversos equipamentos (como prensas, extrusoras, etc.) utilizam a energia hidráulica de forma intermitente, mas mantêm a bomba trabalhando de forma contínua. Nessa condição, parte significativa da energia consumida pela bomba hidráulica é desperdiçada.

O Inversor de Frequência AC30 permite poupar essa energia, pois controla e ajusta a rotação da bomba conforme a demanda do processo. Essa solução reduz significativamente o consumo de energia, muitas vezes alcançando economias superiores a 50%, além de garantir a diminuição dos custos de manutenção e dos níveis de ruído.

Motor hidráulico de pistões radiais Parker Calzoni

No acionamento de máquinas de grande porte, é possível alcançar expressiva redução do consumo de energia com a substituição dos motores elétricos por motores hidráulicos de pistões radiais. Com deslocamento fixo ou variável, esses motores especiais oferecem alto torque e alto rendimento, com longa vida útil e baixo índice de manutenção, mesmo nas operações pesada

Air Saver

O ar comprimido é largamente aplicado na indústria nos setores automobilístico, alimentício, eletrônico e em diversos outros. A geração do ar comprimido pode responder por até 20% do consumo de energia em uma fábrica, e muitas vezes o suprimento de ar é constante, apesar de seu consumo ser intermitente.

Diante disso a Parker desenvolveu o Air Saver, um sistema de fácil instalação (plug & play) que pode proporcionar uma redução de até 50% no consumo de ar.

Em muitos casos, essa solução pode significar uma economia de 5% no consumo geral de energia, reduzindo também mas emissões de gases.

Gerador de Nitrogênio

O nitrogênio pode ser obtido de uma maneira mais eficiente e econômica do que com a compra de cilindros de gás. Fornecendo nitrogênio com pureza de até 99,999%, o gerador GasgeN2 da Parker é 15% mais eficiente que os demais modelos disponíveis no mercado – ou seja, consome menos ar comprimido que os similares para gerar a mesma quantidade de nitrogênio

Filtros Oil-X Evolution

Indicados para todas as aplicações pneumáticas, os filtros desta linha domnick hunter promovem a completa remoção de particulados, água (na forma líquida), aerosóis e micro-organismos, proporcionando ganho energético de até 54% com relação aos filtros convencionais, devido à característica de baixa perda de carga durante a operação.

Confira a terceira e última parte deste artigo nos próximos posts.

Fonte – Parker News